Matéria da Folha de Pernambuco

Casa em Gravatá precisa de ajuda

Distante 85 quilômetros do Recife, no município de Gravatá, 65 velhinhos, sendo 35 homens e 30 mulheres, passam os dias no único asilo que existe na cidade, a Casa Beneficente Vicente Soares da Silva e Maria Alice, mais conhecido como Abrigo dos Velhinhos. Seu Rivaldo Tomás da Silva, de 69 anos, é um dos moradores. Há quatro anos, ele deixou o Recife e, de modo autônomo, decidiu viver na casa. “Nós somos uma verdadeira família. Não sinto falta das pessoas com quem tenho vínculos sanguíneos. Aqui, nós nos ajudamos muito e não deixamos ninguém desanimar”, relata. Em alguns domingos, ele abandona o local para se divertir ao lado de uma das filhas e da netinha, de 7 anos.
“Quando fico no abrigo, aproveito bem as atividades, como o show dos sanfoneiros e as brincadeiras que fazemos”, diz. Ele conta que os companheiros que são cadeirantes também são estimulados a participar das atividades. “Eu falo para cada um deles que nós temos muito o que viver ainda e por muito tempo. Não há o que nos impeça disso”, ressalta. A secretária do abrigo Sônia Maria da Silva, que, há 25 anos, trabalha no espaço, reforça que apenas 10% dos velhinhos recebem visitas dos familiares. Ela considera que, em alguns casos, a convivência entre os idosos consegue preencher as lacunas estabelecidas por conta da ausência dos parentes. “Eles se entendem. Não há briga entre os idosos, pois sabem do que precisam e quando estão em grupo conseguem explicar melhor “, completa.
SOLIDARIEDADE. O final do ano, época de reflexão e de traçar planos futuros, é marcado também pelo crescimento do espírito solidário. É nessa época que crescem as doações voluntárias para os abrigos de idosos. O cenário também modifica o comportamento dos velhinhos e os deixa mais otimistas. “Seria bom que essas ofertas acontecessem o ano inteiro. Os nossos moradores ficam radiantes. Sentem-se percebidos pela sociedade e mais importantes. As doações em forma de carinho também são bem vindas”, ressalta Sônia. O telefone do Abrigo dos Velhinhos de Gravatá é o (81) 3533.2138.

Data: 30/12/2007

Deixe um comentário